Coordenação de Educação Física

Currículo e Disciplinas

Acesse a Matriz Curricular para os ingressantes a partir de 2018.2

Acesse Matriz Curricular para aqueles que ingressaram até 2018.1.

Disciplinas obrigatórias: são aquelas consideradas imprescindível para a formação básica e profissional de acordo com as diretrizes curriculares dos cursos de graduação.

Disciplinas optativas (não-periodizadas): são de escolha do discente, dentre uma lista previamente estabelecida no projeto pedagógico do curso, com o objetivo de ampliar sua formação profissional. É importante ressaltar que apesar de o rol de disciplinas optativas de cada curso ser amplo, não são ofertadas vagas em cada uma, todo semestre. Por isso, fique atento às disciplinas optativas oferecidas pela coordenação do curso no semestre porvir!

Disciplinas eletivas: são quaisquer disciplinas excluídas as obrigatórias e as optativas. O objetivo desse grupo de disciplinas é ampliar a formação geral do estudante. Para solicitar vaga nessas disciplinas, o aluno deve dirigir-se à coordenação de seu curso e solicitar o formulário de inscrição em eletivas. Em seguida, ele deve ir ao departamento que oferece a referida disciplina e entregar esse formulário. Uma vez tendo sido efetivada a abertura da vaga, o aluno deve comunicar à coordenação do curso para que esta efetue a sua inscrição na disciplina.

Atividades complementares: são momentos e espaços de formação por meio dos quais é possível reconhecer habilidades, conhecimentos e competências do discente, inclusive as adquiridas fora do ambiente escolar, que estimulem a prática de estudos independentes e opcionais, e permitem atualização profissional específica como complementação dos estudos. Enquadram-se nesses casos os estágios extracurriculares, participação em cursos de extensão, projetos de pesquisa etc (ver tópicos abaixo). É importante que o estudante busque participar desses espaços desde o início da graduação, para que não fique sobrecarregado nos momentos finais do curso. Para fins de comprovação, ao final da atividade o aluno deve solicitar seu certificado, o qual deve constar seus dados e carga horária total cursada. No semestre em que se inscrever em TCC I, o estudante deverá apresentar ao seu orientador de TCC os certificados obtidos até o momento. Juntos, orientador e aluno, farão a contagem das horas cursadas e as que faltam cursar. Nesse momento, o orientador pode encaminhar o estudante para novos espaços de formação. Tendo concluído a efetivação das 200 horas, o aluno deve preencher o formulário de integralização das atividades complementares, presente no site do curso, e entregá-lo devidamente assinado pelo orientador diretamente na coordenação do curso.