Coordenação de Educação Física

Informações gerais

ACESSE O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO COMPLETO

PRINCÍPIOS NORTEADORES DO CURSO

O Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense deverá formar profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas da sociedade contemporânea na complexa gama de atividades relacionadas à Educação Física, em todos os níveis e modalidades de ensino que ela abriga. Esta proposta pedagógica está pautada em ações e atividades inclusivas e, para isso, é necessário que a formação tenha um arcabouço epistemológico que sustente como princípio a articulação teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem, a integração dos saberes científico- tecnológicos, dos conhecimentos específicos da formação profissional e dos saberes tácitos advindos das práticas sociais e da experiência profissional, para fazer frente aos desafios a serem enfrentados na prática docente. Neste contexto, o Curso de Licenciatura em Educação Física da UFF apresenta os seguintes princípios:

a) Princípios Gerais

• Princípio da formação para a vida humana, forma de manifestação da educação omnilateral (totalidade) de mulheres e homens;

• Princípio da docência como base da formação profissional;

• A incorporação da pesquisa como princípio de formação;

• Sólida formação teórica relacionada à cultura em todas as atividades curriculares e ampla formação cultural.

b) Princípios Específicos

• A Educação Física como espaço de relações humanas e sociais com crença na inclusão de todos os alunos, independente da sua competência técnica, desempenho ou condição no mundo (raça, gênero, classe, etc.);

• Compreensão da Educação Física como viabilizadora de práticas corporais que ampliem a concepção de saúde com foco no prazer e na melhoria da qualidade de vida;

c) Princípios indicados no art. 5º das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica:

• Integração e interdisciplinaridade curricular.

• Fomento à pesquisa e a extensão como princípios pedagógicos que ampliam a construção do conhecimento

• Viabilização do acesso às fontes e aos processos que estimulem pesquisa sobre a educação básica;

• Criação de condições que contribuam para o exercício do pensamento crítico, a resolução de problemas, o trabalho coletivo e interdisciplinar, a criatividade, a inovação, a liderança e a autonomia;

• Atualização dos processos de formação docente em consonância com as mudanças educacionais e sociais, acompanhando as transformações gnosiológicas e epistemológicas do conhecimento;

• Estímulo ao uso competente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o aprimoramento da prática pedagógica e a ampliação da formação cultural dos(das) professores(as) e estudantes;

• Defesa da consolidação da educação inclusiva através do respeito às diferenças, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional, entre outras.

OBJETIVOS

O objetivo geral deste curso é oferecer ao graduando de Educação Física da UFF, uma formação generalista, humanista e crítica, fundamentada no espírito científico, na reflexão filosófica e na conduta ética. Para isso, tem como objetivos específicos:

• Articular, na estruturação curricular, saberes específicos da área às novas demandas de formação do Licenciado em Educação Física, a partir das Diretrizes Curriculares para a formação de professores da Educação Básica.

• Construir um corpo de conhecimentos em Educação Física que permita atuar em todos os níveis de ensino, que contribuam tanto para a formação pedagógica, quanto para o conhecimento de teorias gerais e específicas abrangentes nessa área;

• Estabelecer a compreensão e reflexão da Educação Física na conjuntura de cada momento histórico, no contexto econômico, político, social e educacional da sociedade brasileira, tendo em vista uma formação do profissional crítico e criativo que contribua para o processo de construção de conhecimentos para melhoria dos sistemas de ensino;

• Compreender Educação Física como fenômeno social e cultural em seu dinamismo e diversidade, comprometida com a inclusão de todas as pessoas.

• Possibilitar ao licenciando em Educação Física experiências docentes, de extensão e pesquisa ligadas ao ensino, em especial o ensino público, formando professores cuja ação pedagógica tenha como lócus a articulação entre as teorias, conhecimentos e saberes determinados e originados na prática e elaborados na pesquisa educacional;

• Adquirir conhecimentos do universo da cultura de movimento utilizando diferentes linguagens e tecnologias na promoção da aprendizagem, contextualizando o conhecimento e mantendo o processo dialético da ação-reflexão-ação, num processo relacional entre ciência, tecnologia e sociedade.

PERFIL DO PROFISSIONAL

O Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense propõe formar profissionais habilitados para o exercício do magistério da Educação Física com ênfase no trabalho a ser desenvolvido na Educação Básica, tendo a docência como base da identidade profissional. Para isso o Curso assegurará uma formação generalista, humanista e crítica para que essa intervenção aconteça fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética. Desses profissionais são requeridas conhecimentos e habilidades relacionadas às novas tecnologias; à investigação como princípio de aprimoramento profissional; à iniciativa para resolver problemas, de maneira autônoma e criativa, orientando-se sempre para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Além disso, as competências e habilidades relacionadas a este perfil são:

• Domínio da bibliografia teórica e metodológica básica da Educação Física e da Pedagogia;

• Domínio de procedimentos de ensino-aprendizagem;

• Autonomia intelectual;

• Capacidade de análise e de síntese, assim como de exposição oral;

• Competência na articulação entre teoria, pesquisa e práticas de ensino.

TITULAÇÃO

Licenciatura em Educação Física

TURNO

Integral

MODALIDADE

Presencial

VAGAS OFERTADAS

32

        

 

 

Skip to content