Coordenação de Educação Física

Estágios

Os estágios são atividades de caráter educativo e complementar ao ensino, com a finalidade de integrar o discente em um ambiente profissional. São de dois tipos:

  1. curricular obrigatório: previsto no currículo do curso. No curso de Educação Física, são as chamadas Pesquisa e Práticas de Ensino (I, II, III, IV).

  2. curricular não-obrigatório: desenvolvida como atividade complementar à formação profissional e,cuja carga horária pode ser integralizada como Atividade Complementar.

Para que o estágio não-obrigatório ocorra dentro da legalidade, as empresas públicas ou privadas recrutantes precisam celebrar Convênio com a UFF. Caso não sejam conveniadas, devem efetuá-lo.  Em seguida, a formalização do estágio é realizada através do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) firmado entre o aluno, a Empresa e a Universidade, esta última como interveniente e fiscalizadora dos termos de contrato.  Acompanhando o TCE, deve estar presente o Plano de Atividades do Estagiário estabelecido em comum acordo entre a Empresa, o Aluno e Coordenação de Estágios do Curso. Esse procedimento é fundamental para que a carga horária do estágio seja integralizada como Atividades Complementares. Para saber se determinada empresa possui convênio vigente com a Universidade, o aluno pode entrar neste link aqui. Outras informações sobre o estágio poderão ser encontradas neste link.